sábado, 25 de junho de 2011

TECNOLOGIA 3D SERÁ USADA PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O Senai aposta na tecnologia 3D para capacitação profissional, além de utilizar as mensagens de texto no celulares para a interação com o aluno. Vale a pena conferir!




Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=NGD7yyRKYmw




As imagens tridimensionais, que atraíram milhões de pessoas ao cinema para ver o filme Avatar, estão sendo adaptadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (SENAI/SC) para os cursos a distância de técnico em manutenção mecânica de máquina e equipamentos e informática.

A interação dos estudantes com o ambiente tridimensional facilitará a compreensão do funcionamento de máquinas e peças de motores com animação em 3D. “O aluno poderá ver com mais detalhes o sistema de funcionamento de um motor ao colocar um código na frente da webcan. Com isso, ele poderá ver na tela do computador o motor ou uma peça em três dimensões”, explica a analista de sistemas Fernanda Laurentino, que é uma das responsáveis pelo projeto.

“O aluno pressiona botões do teclado para abrir e ver o interior da peça ou do motor”, explica Fernanda. “É como se a peça ou motor estivesse em suas mãos.” A implantação da tecnologia está sendo desenvolvida e testada na unidade do SENAI da cidade de Tubarão e estará disponível para alunos de cursos a distância de todo o país em data a ser definida.

No Rio de Janeiro, o SENAI vai unir as imagens tridimensionais aos recursos do vídeo. A integração da internet com a TV on-line e as imagens em três dimensões estão sendo testadas em simulações de plantas
de instrumentação para plataformas de petróleo. Os recursos serão usados nos cursos a distância para qualificação de trabalhadores que atuarão na exploração do pré-sal.


Na Bahia e em Goiás, os técnicos do SENAI também estudam a aplicação das novas tecnologias na educação a distância. Na Bahia, a proposta é usar a terceira dimensão nos cursos de qualificação de trabalhadores para construção civil e panificação. “Estamos pesquisando imagens interativas e passeios virtuais, com detalhes das plantas hidráulica e elétrica de um prédio. Para a panificação, estudamos simulações em fornos para calcular o aumento e diminuição de temperatura conforme a quantidade de massa”, diz o coordenador dos projetos de Realidade Aumentada do SENAI da Bahia, Jailson Silva de Souza.



TORPEDOS


No Rio Grande do Sul, a mensagem de texto, usada para marcar um encontro com o namorado ou cumprimentar o amigo pelo aniversário, também é aplicada na comunicação dos professores do SENAI com os alunos de 28 cursos a distância, entre os quais estão os de elétrica, metrologia, empreendedorismo e legislação trabalhista.

Os estudantes recebem o torpedo sobre os conteúdos a serem estudados, novidades e curiosidades da área. O eletricista Régis de Oliveira Martins, 44 anos, de Sapucaia do Sul, município da Região Metropolitana de Porto Alegre, fez a matrícula no curso de reciclagem para eletricistas. No mesmo dia começou a receber mensagens com avisos e testes de conhecimento com questões sobre o conteúdo.

“Primeiro recebi uma mensagem para ir ao site e fazer a leitura do conteúdo. Em seguida, respondi um quiz com perguntas sobre o que foi estudado. Depois de responder, recebi uma mensagem dizendo: “Parabéns você acertou!”, conta Régis. Os alunos também recebem torpedos com textos que estimulam a curiosidade como: “Choque eletrostáticos você toma quando sai do carro. Veja conteúdo choque elétrico”.



FONTE:


Disponível em:<http://www.agenciacni.org.br/portal/data/pages/FF8080812A2DCAC0012A32D4164A46B3.htm>. Acesso em: 25 de Jun de 2011.

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