sexta-feira, 3 de junho de 2011

AVALIAÇÃO EM EAD

Resumidamente, a avaliação em EaD pode ser realizada de três formas principais:


Presencial: a avaliação é feita por meio de uma prova, na presença do formador ou de outra pessoa responsável, para garantir a legitimidade da mesma;


Virtual com aplicação de testes online: a avaliação é feita por meio de mecanismos de testes online a serem respondidos e enviados posteriormente para o formador por meio de e-mail ou de formulários de envio;


Avaliação ao longo do curso (contínua): a avaliação é feita de modo contínuo, baseada em componentes que forneçam subsídios para o formador avaliar seus aprendizes de modo processual, tais como as atividades realizadas, os comentários postados, as participações em grupos de discussão e em chats, as mensagens postadas no correio, etc.


No Brasil, a legislação que regulamenta os cursos de educação à distância determina que a avaliação da aprendizagem deve incluir os exames presenciais:
Decreto 2.494 de 1998, artigo 7 – “A avaliação do rendimento do aprendiz para fins de promoção, certificação ou diplomação, realizar-se-á no processo por meio de exames presenciais, de responsabilidade da Instituição credenciada para ministrar o curso, segundo procedimentos e critérios definidos no projeto autorizado”.



Apesar desta lei não impedir o uso de outras formas de avaliação, muitas vezes esta é utilizada como forma única de avaliação, ou então principal, recebendo peso maior na distribuição das notas. Quando realizada à distância, a avaliação é mais complexa, por não ser possível ter o feedback das interações face a face, que possibilita uma avaliação informal do aprendiz, dando indícios da compreensão e interesse deste. Também existe a questão da autenticação do usuário, ou seja, como podemos garantir que quem está realizando a avaliação é realmente quem diz ser?
Quando realizada por intermédio do computador, surgem novos problemas, como a necessidade de acesso aos recursos computacionais, habilidades técnicas requeridas, a falta de riqueza de expressão da comunicação predominantemente textual, além dos problemas técnicos. Por outro lado, pode-se citar várias vantagens do uso do computador como meio para a avaliação à distância: a distribuição fácil e barata, a simplicidade e rapidez das atualizações, a grande interatividade possibilitada pelos mecanismos de comunicação, a facilidade para prover feedback e a possibilidade de registrar todas as interações para posterior análise.


Muitas pesquisas têm sido desenvolvidas para prover suporte à avaliação online, visando diminuir as suas restrições e explorar as vantagens desta forma de avaliação. Duas linhas de pesquisa principais podem ser identificadas: o suporte à avaliação baseada em testes objetivos e o suporte à avaliação ao longo do curso.


Para ler todo o trabalho acesse o link abaixo:





FONTE:
OTSUKA, Joice Lee; LACHI, Ricardo Luis, FERREIRA, Thaisa Barbosa e ROCHA, Heloísa Vieira da Suporte à Avaliação Formativa no Ambiente de Educação à Distância TelEduc. Disponível em: http://74.125.155.132/scholar?q=cache:T64HipANiEgJ:scholar.google.com/+avalia%C3%A7%C3%A3o+na+educa%C3%A7%C3%A3o+a+dist%C3%A2ncia&hl=pt-BR&as_sdt=0,5&as_vis=1. Acesso em: 02 de Jun de 2011.

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