segunda-feira, 18 de abril de 2011

"ENSINO A DISTÂNCIA - EAD"

Segundo a definição clássica o Ensino à Distância ou chamada de teleducação é um modelo de educação no qual professor e aluno(s) não se encontram fisicamente no mesmo local, ou seja estão geograficamente em lugares diferentes sendo a transmissão dos conteúdos educativos efectuada através da utilização de meios técnicos de comunicação.


Para Moran (2002), Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.


De acordo com a legislação educacional brasileira, "educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação."(definição que consta no Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o art. 80 da LDB lei n.º 9.394/96.).


O vídeo abaixo explica o conceito de EAD de uma forma interativa, não perca! Acesse.




Acesse o link abaixo e conheça um pouco mais do EAD: http://www.slideshare.net/fabibruneto/ead-presentation-640117



CARACTERÍSTICAS DA EAD:

Para Bastos (2010), a Educação a Distância é caracterizada pela separação do professor e aluno no espaço e/ou tempo, pelo controle do aprendizado realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo instrutor distante. A comunicação entre alunos e professores é mediada por documentos impressos ou alguma forma de tecnologia.
Num curso a distância, alunos e professores se comunicam de várias formas:
• presencialmente – através das sessões de tutoria que acontecem nos polos regionais. No caso da Fundação Cecierj, o pólo é uma referência física para que os alunos possam realizar atividades presenciais obrigatórias, como aulas no laboratório, avaliações e tutoria presencial, além de ter acesso ao laboratório de informática.
• via web – através das ferramentas de comunicação existentes na plataforma utilizada, como fóruns de discussão, chats e trocas de e-mails, entre outros.


Fonte:


O que é educação a distância. Disponível em:http://www.mundovestibular.com.br/articles/4958/1/O-que-e-educacao-a-distancia-EAD/Paacutegina1.html. Acesso em: 18 de Abril de 2011.



MORAN, José Manuel . O que é educação à distância. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso em: 18 de Abril de 2011.


Disponível em:http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0035.html. Acesso em: 19 de Abril de 2011.

Um comentário:

  1. Oi Adalberon, seu texto sobre a EAD retrata a relação entre os alunos e os tutores e professores, que mesmo em espaços físicos separados a internet consegue romper a distancia da comunicação. Achei que seu texto está bem elaborado de fácil compreensão para nós leitores.

    ResponderExcluir